Programação de Maio na Itajaí Criativa

Projeto Ocupação Itajaí Criativa continua trazendo atrações gratuitas no mês de maio

A Itajaí Criativa – residência artística continua a todo vapor! Com patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com renúncia fiscal da UNIMED Litoral, o projeto Ocupação Itajaí Criativa traz três atrações gratuitas, unindo espetáculo, leituras encenadas e workshop de formação.

Ocupação Maio Patinho

O espetáculo O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo realiza duas apresentações para trazer as crianças para dentro do projeto. Na sexta feira (25/05) a apresentação é reservada para agendamento de escolas públicas, mas no sábado (26/05), o público em geral terá acesso ao espetáculo que acontece as 17h. A distribuição de ingressos começa as 16h e o espaço está sujeito a lotação.

A versão da Téspis Cia. de Teatro para o conto já tão conhecido do público traz algumas novidades para os espectadores. Uma delas é a não utilização da palavra em cena, valorizando a expressão corporal dos atores. A outra é a utilização de elementos da cultura popular brasileira na confecção dos figurinos e trilha sonora.

No espetáculo, ao nascer numa ninhada à beira do lago, o Patinho Feio é mandado embora por ser diferente dos outros.  Na busca por um novo lar, percorre vários caminhos, até encontrar um Gato Desgrenhado e uma Galinha Vesga. Novas e inusitadas situações surgem do encontro entre esses três seres tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

O espetáculo é indicado para crianças a partir de 05 anos.

Ocupação Maio sucat2

O workshop de Confecção de Bonecos de Sucata oferece aos participantes a oportunidade de trabalhar o processo de reciclagem de materiais descartados, resultando na criação de bonecos, jogos e objetos cênicos. Partindo de distintos materiais (jornais, garrafas PETs, restos de tecido, etc), trabalharemos a consciência ambiental através do reaproveitamento de materiais descartados.

Ele acontece nos dias 26/05 (sábado), das 09 às 13h e 27/05 (domingo), das 14h às 19h. É necessário que os participantes estejam presentes nos dois dias de realização.

Para realizar sua inscrição nesta ação, que conta com vagas limitadas, é necessário que o interessado tenha no mínimo 16 anos e envie um email para itajaicriativa@gmail.com, informando nome completo e telefone para contato.

Ocupação Maio Tarimba2.png

A leitura encenada do texto Tarimba, de Afonso Nilson de Souza acontece no dia 25 de maio (sexta), as 20h. Neste texto, Afonso apresenta uma situação cruel entre uma patroa e sua empregada, criando um jogo de interdependência entre ambas, até resultar em um final trágico e surpreendente.

Afonso Nilson de Souza é dramaturgo, produtor e pesquisador de teatro. Doutorando em teatro pela Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina. Possui várias peças curtas publicadas em livros e periódicos e outras encenadas em festivais e mostras de artes cênicas. Nasceu na cidade de Joinville, em 1977.

Após a leitura será realizado um pequeno bate papo sobre o texto e dramaturgia.

Todas as atrações são GRATUITAS e estão sujeitas à lotação.

Para ficar sempre por dentro de nossas ações, nos siga nas redes sociais: Facebook ou Instagram!

Deixe um comentário