Performance poética ‘EU SONHO CONTIGO NO EXÍLIO’ reúne poemas e fotografias entre os dias 21 e 24 de abril

Apresentações serão realizadas de forma gratuita, sempre às 20h, na Itajaí Criativa – Residência Artística

Poemas e fotografias feitos por brasileiros que viveram no Japão e nos Estados Unidos compõem a performance poética ‘Eu sonho contigo no exílio’.

foto by Fernando Phillipi

O evento possui ENTRADA GRATUIA e será realizado nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril (quinta, sexta, sábado e domingo), sempre às 20h, na Itajaí Criativa – Residência Artística. Os ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência no local da apresentação (que conta com capacidade de público limitada). Com duração de 40min, a classificação indicativa da performance é para pessoas de 14 anos ou mais.

‘Eu sonho contigo no exílio’ é composta por poemas de Antonio Floriano, escritos quando ele morou no Japão (entre 1992 e 1996) e que integram o livro “Cadernos do Japão” lançado em 1999, editado por Massao Uohno.

Os poemas irão dialogar com fotos do fotógrafo Fernando Philipi (atualmente morando nos Estados Unidos), através de projeções em vídeo. Já a interpretação da performance será realizada por Denise da Luz, com trilha sonora de Hedra Rockenbach e direção artística de Max Reinert.

Com o objetivo de tornar as apresentações mais acessíveis, haverá intérprete de libras em dois dias do evento (21 de abril, quinta-feira, e 24 de abril, domingo). 

Além da performance, também haverá roda de conversa com Antonio Floriano após cada apresentação. O poeta catarinense irá falar sobre sua trajetória na literatura e sua experiência no Japão que resultou no livro “Cadernos do Japão” e também inspirou a performance ‘Eu sonho contigo no exílio’.

Segundo Floriano:

“A pandemia reacendeu o sentimento do exílio e quando viajei à Lisboa em outubro de 2021 para lançar o livro “Post Provisório”. Senti esse sentimento vivo nos amigos, que de certa forma, estão exilados economicamente. O Fernando também vive em San Diego nos EUA. Então juntamos todo esse sentimento, da pandemia, dos exilados em outros países para compor esse novo trabalho”

Ainda neste ano, os poemas e fotografias dos autores serão publicados em um livro, também intitulado ‘Eu sonho contigo no exílio’.

As apresentações da performance poética fazem integram um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

foto by Fernando Phillipi

Sinopse:

Performance com poemas de Antonio Floriano no período em que morou no Japão entre 1992 e 1996 em diálogo com imagens do fotógrafo Fernando Phillipi que atualmente vive nos Estados Unidos, abordando questões diversas sobre a condição de ser estrangeiro.

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica:
Poemas de Antonio Floriano
Imagens de Fernando Phillipi
Dramaturgia, direção e iluminação: Max Reinert
Atuação, figurino e produção: Denise da Luz
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach

Serviço:

O quê: Performance poética ‘Eu sonho contigo no exílio’
Quando: 21, 22, 23 e 24 de abril (quinta, sexta, sábado e domingo)
Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro – Itajaí/SC) 
Horário: 20h
Entrada gratuita: Ingressos serão distribuídos com 30 minutos de antecedência no local do evento. O espaço conta com capacidade de público limitada.
Mais informações no Fone/WhatsApp: (47) 99990-1516, falar com Denise

foto by Fernando Phillipi

Sobre Antonio Carlos Floriano:

Antonio Carlos Floriano, natural de Itajaí, é um reconhecido poeta catarinense.

Em 1989, lançou seu primeiro livro de poemas chamado “Celacanto” em parceria com o falecido poeta também itajaiense, Bento Nascimento.

Depois de viver por quatro anos no Japão, publicou o livro “Cadernos do Japão” com o icônico editor Massao Ohno de São Paulo. Publicou ainda “Poesia”, a segunda edição do “Celacanto” e, finalmente, o livro “Post Provisório” pela Editora Espelho D’alma de São Paulo. Publicou ainda três livros para crianças: “Um cavalo para Eduardo”, “Vento no Cata-vento” e “Criança de todas as cores”, todos por editoras de São Paulo. “Um cavalo para Eduardo” foi selecionado no PNLD de 2018, e espalhado para milhares de crianças em todo o Brasil.

Além disso, Antonio Carlos Floriano criou o site “Poetas no Singular” com mais nove poetas catarinenses e sua poesia está em diversos sites de literatura como: “Germina Literatura”, “Poesia Primata” e “Ruído Manifesto”.  É também um dos poetas catarinenses escolhidos da antologia “Moradas de Orfeu”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s