Show musical, espetáculo teatral e exposição abrem a OCUPAÇÃO ITAJAÍ CRIATIVA 2020

A programação gratuita do Ocupação Itajaí Criativa 2020 inicia em 15 de setembro e será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Téspis Cia. de Teatro

Ocupação Itajaí Criativa apresentará, através de transmissões online, uma série de atividades culturais entre setembro e dezembro deste ano. Todas serão disponibilizadas através do canal do YouTube da Téspis Cia. de Teatro (clique para se inscrever e receber as atualizações). Em formato digital nesta edição, devido a pandemia causada pelo coronavírus, as primeiras atrações do Ocupação já foram definidas e são um show de música, uma exposição e um espetáculo de teatro.

A programação inicia em 15 de setembro. Às 20h, haverá a abertura da exposição convidada “As Cores dos Barcos nas Margens do Rio Itajaí-Açú“, de Antonio Floriano. Com um celular, o artista fotografou diferentes detalhes de imagens de barcos durante sua construção ou reparo. O resultado são imagens abstratas que surgem desses enquadramentos. “A foto com telefone celular, na verdade, é a foto da atualidade, da velocidade e no caso dos barcos, da facilidade de se estar a seis metros de altura, num andaime de vinte centímetros, flexionado como numa corda bamba, para se buscar a foto, a luz, a cor. O resultado sempre me alegra, pois há uma fonte inesgotável de beleza, sobre um mesmo tema. Um mesmo corpo.É como compor uma sinfonia com apenas sete notas musicais”, conclui Floriano.

Obra de Antonio Floriano

Após a abertura, a exposição, através do tour virtual pelo espaço da Itajaí Criativa – residência artística, ficará disponível por tempo limitado no site, até 14 de outubro.

Ainda no dia 15 de setembro, haverá um show musical inédito para os internautas. Trata-se do pré-lançamento do EP “Atalaia“, com Felipey (Itajaí/SC). O músico, cantor e compositor, que é natural de São Paulo, mas vem conquistando seu espaço em solos catarinenses nos últimos anos, traz uma apresentação inspirada nas boas vibrações do litoral catarinense. No repertório, músicas de autoria do cantor e quatro faixas inéditas criadas junto do produtor musical Leandro Geum/Estúdio Discojazz.

Já nos dias 26 e 27 de setembro, às 20h, tem o espetáculo teatral Vozes Vivas – história de São João Maria, da Cia. Contacausos – Pesquisa e Narração de Histórias (Chapecó/SC), numa versão online produzida, especialmente, para o Ocupação Itajaí Criativa 2020 e que será seguida de bate papo. O espetáculo é fruto de um trabalho de pesquisa iniciado em 2008, em que narrativas orais sobre São João Maria foram compiladas em comunidades caboclas no oeste catarinense. Essas narrativas mesclam-se com a experiência afetiva da atriz Josiane Geroldi na busca pelas histórias sobre o personagem.

“A impossibilidade de seguirmos nos encontrando presencialmente tem criado vários desafios para os produtores culturais. Como ser interessante nesse período em que há tanta oferta de produções culturais online? Buscamos produzir eventos que sejam inéditos e/ou que apresentem novos formatos às produções anteriores. Dessa forma, as apresentações se tornam momentos únicos que não ficarão disponíveis depois. Ou seja, a presença no dia das apresentações é imprescindível para quem quiser viver esta experiência, comenta Max Reinert, um dos produtores que trabalha no projeto Ocupação Itajaí Criativa 2020.

A programação completa e mais informações também podem ser acessadas no site da Itajaí Criativa – residência artística. O projeto Ocupação Itajaí Criativa – 2020 é uma realização da Téspis Cia. de Teatro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de ItajaíFundação Cultural de Itajaí, renúncia fiscal da APM Terminals e apoio da Procave Empreendimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s