Programação completa da Ocupação Itajaí Criativa 2020

A Téspis Cia. de Teatro lança a programação do projeto Ocupação Itajaí Criativa 2020, que vai trazer para o ambiente online uma série de ações de fruição e também formação para a comunidade.

Espetáculos de teatro, shows de música, exposições, oficinas de formação e exibição de curtas metragens integram a programação que uniu atrações convidadas com outras que foram selecionadas através de editais.

A maioria das ações será transmitida pelo canal do youtube da companhia (clic para acessar). As exposições virtuais ficarão disponíveis no site da Itajaí Criativa – residência artística (clic para acessar) e as oficinas serão realizadas através de plataformas de videoconferência.

As participações são todas gratuitas e as inscrições para as oficinas serão abertas em breve.


O Projeto Ocupação Itajaí Criativa – 2020 é uma realização da Téspis Cia. de Teatro​, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí​, renúncia fiscal da APM Terminals e apoio da Procave Empreendimentos.

Então, coloque na sua agenda e venha dividir conosco estes momentos!

SETEMBRO
– 15/09 – terça – 20h
Abertura da exposição convidada
“As Cores dos Barcos nas Margens do Rio Itajaí-Açú” de Antônio Floriano, de Itajaí, SC
As fotos, realizadas com aparelho celular, destacam detalhes dos barcos sendo construídos e sua riqueza de cores e abstrações criadas em frequente transformação. Eternizam momentos fugazes através da captura digital dessas criaturas marítimas.
Diz, Floriano, “Faz tempo que fotografo a construção de barcos de pesca de madeira nessas duas ribeiras de Itajaí e Navegantes. Publiquei, há muito tempo, um livro das carpintarias da ribeira. Nele, a forma dos barcos, sua montagem, suas cavernas, a luz e a sombra, muito me interessavam. Por ser de família de carpinteiros, e passeando nessas margens, desde criança, a intimidade dos cheiros, dos sons, da ambiência dos estaleiros são meu conforto. O barco é um animal sem patas.”
***a exposição ficará disponível até 14 de outubro

fotografia de Antonio Floriano


– 15/09 – terça – 20h
Show musical de abertura
“Atalaia”, com Felipey, de Itajaí, SC
O repertório do show é inspirado nas boas vibrações do litoral catarinense, onde Felipey vem conquistando destaque na cena local, com apresentações que misturam estilos como rock, reggae, hiphop e MPB. Somente em 2019, encerrou o ano com mais de 120 apresentações em cidades de SC, PR e SP.
Neste pré-lançamento, Felipey mostra, entre outras músicas de sua autoria, 04 faixas inéditas criadas junto do produtor musical Leandro Geum / Estudio Discojazz.

Felipey


– 26 e 27/09 – sábado e domingo – 20h
Espetáculo de teatro
“Vozes Vivas – histórias de São João Maria”, com a Cia. Contacausos, de Chapecó, SC
São João Maria foi um monge andarilho que andou pela terra dizendo as verdades do mundo. Tudo que ele falava o povo guardou por lembrança e é uma memória viva deles. Segundo o caboclo “ no tempo d’antes só tinha São João Maria pra acreditar”. ​
O espetáculo é fruto do trabalho de pesquisa com narrativas orais compiladas em comunidades caboclas no oeste catarinense, essas narrativas mesclam-se com a experiência afetiva da atriz Josiane Geroldi na busca pelas histórias sobre este personagem.

Josiane Geroldi em cena de “Vozes Vivas – histórias de São João Maria”


OUTUBRO
– 01, 02, 03 e 04/10 – de quinta a domingo
Oficina
“Iluminação Cênica” com Flávio Andrade, de Joinville, SC
Oficina dirigida à jovens e adultos trabalhadores da cultura, para atender necessidade profissional da área de bastidores do espetáculo.
Proporcionar a aproximação com habilidades técnicas (desde o reconhecimento da estrutura elétrica até a confecção de mapas e a operação) e conhecimentos avançados na manutenção de equipamentos e criação artística para o ofício do iluminador cênico
(desde a história da iluminação no espetáculo até novas tecnologias na área), visando capacitação inicial de mão de obra para atendimento de diversificadas áreas artísticas (teatro, dança, circo, música, cinema, fotografia, arquitetura e artes visuais).
***em breve abriremos as inscrições

Flávio Andrade


– 15/10 – quinta – 20h
Abertura da Exposição
“Occhiolism”, de Diego duSol, de Itajaí, SC
“A consciência da pequenez de sua perspectiva, pela qual você não poderia tirar quaisquer conclusões significativas sobre o mundo ou o passado ou as complexidades da cultura, poque embora sua vida seja uma anedota épica e irrepetível, ela ainda tem apenas uma amostra, uma chance de faze-la e depois torna-se apenas lembranças.”
***a exposição ficará disponível até 15 de novembro

obra de Diego duSol


– 15/10 – quinta – 20h
Show musical
Vitor Soltau, de Itajaí, SC
Um show que se encontra no contemporâneo e dialoga com a nova forma de produzir música, utilizando computadores e misturando com elementos orgânicos.
Com uma estética que passa pela MPB e, vai desde o lo-fi hip hop até o pop, Vitor Soltau apresenta um show cuja proposta estética de é dialogar com o seu tempo através de canções que falam de amor, carinho e cuidado, utilizando ferramentas modernas para o diálogo.
Acompanhado do músico Lenon Cesar, o duo cria um ambiente sonoro e visual repleto de força, contemporaneidade e sensibilidade.

Vitor Soltau


– 23 e 24/10 – sexta e sábado – 20h
Espetáculo de Teatro
“Benjamim – Filho da Felicidade” com Cobaia Cênica, de Rio do Sul, SC
O espetáculo leva à cena muitos sentimentos e os caminhos que os misturam às transformações que passamos. Um monólogo composto de sonhos, desafios, objetivos e detalhes que compõem e determinam a vida. É uma história contada através do encontro entre ator e público. Uma história de encontros.
“Benjamim – filho da felicidade” vem do que é mais comum do ser humano, contar uma história. O texto é uma costura de vivências pessoais, retiradas de um questionário feito a pessoas de diversas idades. Idosos, crianças e adultos, foram perguntados: o que os fazem felizes? Quais os momentos mais felizes das suas vidas? Como foram suas paixões? E assim nasceu a dramaturgia.

Thiago Becker em cena de Benjamim – Filho da Felicidade


NOVEMBRO
– 05, 06, 07 e 08/11 – de quinta a domingo
Oficina
“Ambientação cênico/sonora ao vivo – o técnico operador como performer” com Hedra Rockenbach, de Florianópolis, SC
É possível uma relação não hierárquica entre ambiente e obra?? É possível identificar o operador como performer?? É possível esse agente dialogar com a obra ajudando a construí-la?? É possível criar uma fluidez entre equipamentos, operador e obra a ponto de considerá-los como uma coisa só??
Para dividir essas reflexões com profissionais que praticam a criação / operação de som e luz proponho algumas atividades que possam identificar e ampliar o trânsito entre operador e obra
***em breve abriremos as inscrições

Hedra Rockenbach

– 16/11 – segunda – 20h
Abertura da exposição
“Creations of Mind”, de Fernanda Dreger, de Balneário Camboriú, SC
“Criações da Mente” pretende levar ao expectador cores, formas e sensações, através de um grupo de imagens. A falta de um título específico para cada obra, se dá ao fato de que a autora pretende que cada olhar seja interpretado de uma forma diferente, com uma sensação individual de cada observador. Para que cada olhar tenha o seu sentimento próprio. Que cada um possa sentir livremente, sem rótulos.
***a exposição ficará disponível até 15 de novembro

obra de Fernanda Dreger

– 16/11 – segunda – 20h
Mostra de Curtas Metragens Catarinenses
Uma seleção de filmes em curta metragem, selecionados através de edital, que tem em comum ter sido produzidos por artistas catarinenses. Integram a mostra “Licença Poética” e “Anas” de Ilaine Melo (Joinville, SC), O Travesseiro de Penas de Jefferson Bittencourt (Florianópolis, SC) e “Cuida de Mim” de Liziane Bortolatto.
*** após a exibição, os filmes ficarão disponíveis por uma semana para visualização.

– 27 e 28/11 – sexta e sábado – 20h
Performance de Teatro
“Homens Pink” com a Cia. La Vaca, de Florianópolis, SC
Tendo como disparador a tomada de consciência do artista Renato Turnes sobre a passagem do tempo e de como ela infringe gradual e compulsoriamente certa invisibilização aos homens gays, Homens Pink é criado a partir das memórias de nove homens gays idosos. Ao
abordar envelhecimento e sexualidade, Homens Pink procura mostrar a relação com o tempo através do olhar destes homens.
“Sinto que existe na própria comunidade certa ausência de reverência, de memória e de respeito em relação a quem veio antes e abriu os caminhos para o pensamento identitário”, afirma Turnes.

Renato Turnes em cena
Programação completa do projeto Ocupação Itajaí Criativa 2020, produzido pela Téspis Cia. de Teatro e patrocinado pela Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com renúncia fiscal da APM Terminals e apoio da Procave Empreendimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s