Projeto Ocupação Itajaí Criativa 2019

Ocupação Itajaí Criativa apresenta programação gratuita destinada à formação e pesquisa em teatro

 

Apresentações e workshops acontecem de agosto a dezembro na Itajaí Criativa – Residência Artística e visam dialogar com público adolescente

 

A Téspis Cia de Teatro está de volta com o projeto Ocupação Itajaí Criativa e traz uma programação gratuita e com novidade, além de estar destinada à formação e pesquisa em teatro que pretende envolver atores, músicos, produtores, adolescentes e o público em geral de Itajaí e região.

 

Ao longo do período de agosto a dezembro serão realizadas aberturas de processos criativos com apresentações, rodas de conversa e workshop, sendo parte da programação para jovens do Instituto Crescer e as demais para o público em geral.

 

Neste ano, teremos algumas sessões destinadas ao público em geral, com foco em jovens entre 16 e 24 anos e sessões fechadas para aos alunos do Instituto Crescer”, explica Denise da Luz, uma das fundadoras da Téspis e da Itajaí Criativa – Residência Artística.

 

O Instituto Crescer é uma ONG que capacita jovens de escolas públicas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para o mercado de trabalho. De acordo com Denise, a parceria com o Instituto é uma ação que pretende ser um desdobramento do projeto no sentido de contribuir com a formação de cidadãos de maneira mais ampla e consciente.

 

Além de o projeto deste ano dialogar de alguma forma com o público adolescente, cada apresentação estará conectada. Ela poderá ser vista tanto como trabalho único quanto como obra individual. Em cada apresentação e/ou abertura de processo criativo, como também vamos chamar, um ator ou atriz mostrará sua criação, realizada com supervisão da Téspis. A proposta de ser também abertura de processo é uma tentativa de para apresentar ao público como é o processo criativo de montagem de um espetáculo teatral”, explica Max Reinert, um dos fundadores da companhia de teatro e da Itajaí Criativa.

 

A programação será realizada na Itajaí Criativa – Residência Artística, começa no dia 03 de agosto e se estende ao longo do ano, até dezembro. Para conferir a programação completa, acesse: http://www.itajaicriativa.com.br As inscrições para os workshops são gratuitas e serão realizadas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com.

 

A Itajaí Criativa – Residência Artística é um espaço de arte e cultura privado que conta com patrocínio para sua manutenção da PROCAVE Empreendimentos Imobiliários. Já o projeto Ocupação Itajaí Criativa é realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí e renúncia fiscal da UNIMED – Litoral.

 

Em 2018, a Téspis realizou a primeira edição do Ocupação Itajaí Criativa com apresentações de espetáculos de repertório da companhia, workshops e leituras encenadas de autores catarinenses – todas sem custo para o público. A iniciativa atendeu uma média de 800 pessoas, entre professores da rede de ensino pública, artistas da cidade e público em geral, portanto projeto está de volta, para dar continuidade às atividades do espaço cultural e, assim, promover a arte, cultura, o aperfeiçoamento dos artistas e formação de público.

 

Téspis: história e pesquisa teatral

 

Não é à toa que o tema do Ocupação Itajaí Criativa de 2019 é formação e pesquisa em teatro. Ao longo dos seus mais de vinte anos, a Téspis, organizadora do projeto, tem desenvolvido pesquisas em teatro e aplicado os estudos na montagem de espetáculos. A pesquisa já é uma característica e um dos pilares mais importantes de sua base.

 

Em 2018, a Téspis foi tema da pesquisa de mestrado em teatro do jornalista e ator Jônata Gonçalves. O trabalho intitulado “A Inquieta Poética da Busca: um olhar sobre o corpo no corpo da Téspis Cia. de Teatro” apresenta a trajetória e as principais pesquisas da companhia teatral. A pesquisa está publicada em livro. Neste ano, a Téspis Cia de Teatro completa 26 anos entre as companhias pioneiras de Itajaí, cidade referência no teatro catarinense.

 

Fundada em 1993 por Denise da Luz e Max Reinert, nasceu com o objetivo de estudar o fazer teatral e aplicar tais estudos na montagem de espetáculos, os quais também compartilha com atores e técnicos convidados. Ao longo dos anos, o grupo montou 22 peças, com trabalhos apresentados no Brasil e no exterior, e conquistou mais de 40 prêmios.

 

Em Itajaí, mantém um dos importantes espaços culturais da cidade, a Itajaí Criativa – Residência Artística, e há 16 anos um curso de teatro permanente em que já passaram mais de três mil alunos. A Téspis possui ainda pesquisa sobre teatro de formas animadas, que utiliza nas montagens de espetáculos infantis, e o Laboratório Cena Contemporânea, em que discute dramaturgia brasileira.

 

Desde a fundação, a companhia atua com adaptações e/ou adequações de textos clássicos. A partir de 2009, decidiu trabalhar também com dramaturgia própria, apostando na criação de obras autorais. As atividades da Itajaí Criativa 2019 também irão contribuir para mais uma pesquisa do grupo. De acordo com Denise, o projeto pretende dar seguimento à pesquisa sobre a corporeidade desenvolvida pela Téspis que em seus espetáculos, utiliza-se do corpo do ator-atriz como um potencial detentor e articulador de dramaturgia cênica.

 

Para saber mais sobre a Téspis, acesse http://www.tespis.com.br.

 

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira.

 

Para acompanhar a programação, acesse: http://www.itajaicriativa.com.br

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

LOCAL: Itajaí Criativa – Residência Artística
ENDEREÇO: Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro – Itajaí

 

O que: Workshop de Atuação
Quando: dias 03 e 04 de agosto (sáb e dom) – das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo com a atriz Denise de Luz
Espetáculo: Os sonhos teus vão acabar contigo
criado a partir da obra de Daniil Kharms
Quando: 08 (quinta – agendamento), 10 e 11 de agosto (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

O que: Workshop de Dramaturgia
Quando: 07 e 08 de setembro (sáb e dom) – das 14h às 18h

O que: Abertura de processo com o atriz Sabrina Antunes Francez
Espetáculo: Game Over
criado a partir de contos, mitos e arquetipos femininos recolhidos por Clarissa Pinkola Estés
Quando: 12 (quinta – agendamento), 13 e 14 de setembro (sex e sáb – aberto ao público em geral) – 20h

O que: Workshop de Direção
Quando: 05 e 06 de outubro (sáb e dom) – das 14h às 18h

O que: Abertura de processo com a ator Max Reinert
Espetáculo: NORMAL
criado a partir da obra de Neil Hilborn
Quando: 10 (quinta – agendamento), 12 e 13 de outubro (sáb e dom – aberto ao público em geral) – 20h

 

O que: Workshop de Composição Cênica
Quando: 07 e 08 de dezembro (sáb e dom)- das 14h às 18h

 

O que: Abertura de processo / junção dos três trabalhos anteriores
Quando: de 10 a 15 de dezembro (terça a domingo) – 20h

 

Mais informações e inscrições: Denise da Luz (47) 9 9990-1516 ou Max Reinert (48) 9 9948-3578 Site: www.itajaicriativa.com.br
Assessoria de Imprensa: Camila Gonçalves (47) 9 9654-9105

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s